quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Sistema Respiratório

SISTEMA RESPIRATÓRIO


  1. CONCEITO
  1. DIVISÃO
  1. COMPONENTES


A respiração consiste na absorção, pelo organismo, de oxigênio (O2) e na eliminação do gás carbônico (CO2) resultante das oxidações celulares. O sangue é um elemento intermediário entre as células do organismo e o meio habitado pelo animal, servindo como condutor de gases entre eles. O oxigênio (O2) é usado continuamente para reações intracelulares que liberam energia a partir das moléculas de nutriente e produzem ATP. Ao mesmo tempo essas reações metabólicas liberam gás carbônico (CO2)


2.1. PORÇÃO CONDUTORA: Sistema de tubos e cavidades que ligam dentro e fora dos pulmões. Tem a função de levar o ar inspirado até a porção respiratória, conduzindo o ar até os pulmões. Compreende o nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e bronquíolos terminais.
2.2. PORÇÃO RESPIRATÓRIA: Tecidos pulmonares onde ocorre a troca gasosa. Tem a função de realizar as trocas gasosas. Compreende os bronquíolos respiratórios e os alvéolos.


Os órgãos do sistema respiratório são: nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

3.1. NARIZ: É um órgão visível externamente que comunica o meio externo ao meio interno. É formado pelo esqueleto ósseo e cartilaginoso e as narinas internas que compreendem a cavidade nasal. É dividida em duas cavidades nasais pelo septo nasal. O nariz tem a função de filtrar, aquecer e umidificar o ar inspirado para que seja melhor aproveitado durante a troca gasosa, detecta estímulos olfatórios e modifica as vibrações da fala.

3.2. FARINGE: É um tubo muscular em forma de funil que começa nas narinas internas e estende-se até a laringe. È formado por músculo esquelético e se divide em nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. Faz comunicação com dois sistemas, o respiratório e digestório. Na parede lateral da nasofaringe aparece o óstio faríngico da tuba auditiva, que faz sua comunicação da faringe com o ouvido.

3.3. LARINGE: É um órgão tubular curto que é via aerífera e órgão de fonação, ou seja, de produção de som. Possui um esqueleto músculo cartilaginoso e  no seu final as pregas vocais.  A porção compreendida entre as pregas vocais é denominada glote e é continuada diretamente pela traquéia. A Epiglote é uma cartilagem localizada entre a faringe e a laringe e serve para seletivar a entrada de ar para os pulmões e alimento para o esôfago. Durante a deglutição a laringe se eleva causando o fechamento da glote, dessa forma durante a deglutição o alimento é direcionado para o esôfago.

3.4. TRAQUÉIA: Estrutura tubular que serve de passagem para o ar localizada à frente do esôfago. É constituída por uma série de anéis cartilaginosos incompletos, em forma de C, sobrepostos e ligados entre si. As cartilagens da traquéia proporcionam-lhe rigidez suficiente para impedi-la de colapsar e ao mesmo tempo fica assegurada a mobilidade e flexibilidade da sua estrutura durante a respiração. Divide-se em dois tubos: brônquio principal direito e esquerdo, e o local de sua bifurcação é chamado de Carina. Internamente a traquéia possui em suas paredes fibras elásticas, células caliciformes e ciliadas (cílios).

         3.5. BRÔNQUIOS: São ramificações da traquéia que se dirigem aos pulmões, são também formados por anéis de cartilagem em forma de C e possuem cílios internamente. Dividem-se em brônquios de calibre cada vez menores. Divide-se cerca de 24 vezes até chegar aos alvéolos formando a árvore brônquica:

Brônquio principal: direito e esquerdo------Brônquio lobar: três à direita e dois à esquerda-----                                 Brônquio seguimentar: 10 em cada pulmão------Bronquíolos------Bronquíolos terminais-----Bronquíolos respiratórios------Alvéolos.
À medida que se ramificam as paredes brônquicas perdem os cílios e o tecido cartilaginoso vai sendo substituído por músculo liso.

3.6.PULMÕES: São dois órgãos localizados na caixa torácica responsável pela troca gasosa, um direito e outro esquerdo, o direito é dividido em três lobos e o esquerdo dividido em dois lobos. Os pulmões são separados um do outro pelo coração e estruturas do mediastino. Formados por alvéolos e revestidos pela pleura.

Alvéolos: Unidade básica da respiração. São sacos constituídos de células e glicoproteinas revestidos por uma membrana elástica e capilares pulmonares para a troca gasosa. Recebem o ar rico em O2 para transportá-lo ao capilar sanguíneo e CO2 dos capilares para serem eliminados para a atmosfera. Essa troca é feita por difusão, ou seja, do meio de maior concentração para o meio de menor concentração. Os pulmões têm cerca de 300 milhões de alvéolos. Ocorre a saída de CO2 dos capilares para os alvéolos e a chegada de O2 dos alvéolos para os capilares (hematose), a partir daí o O2 vai ser distribuído para todas as células do corpo, através do sistema circulatório.

Pleuras: Cada pulmão está envolto por uma membrana serosa completamente fechada, a pleura, que apresenta dois folhetos: a pleura visceral que reveste intimamente o pulmão e a parietal que recobre internamente a parede do tórax e tem continuidade com a pleura visceral. Entre as duas pleuras há um espaço, a cavidade pleural onde existe pequena quantidade de liquido para permitir a mobilidade dos pulmões durante a respiração e durante o repouso manter sempre os pulmões abertos. Na cavidade pleural a pressão gerada pelo liquido pleural é negativa o que permite a insuflação pulmonar constante. O pulmão é uma estrutura elástica que sofre colapso se não houver uma força o mantenha insuflado. Durante a inspiração há expansão da caixa torácica, as pleuras tracionam o pulmão com uma força maior e então o ar entra para os pulmões. Após atingir um volume suficiente para troca gasosa o ar sai dos pulmões passivamente.

3.7. ETAPAS DA RESPIRAÇÃO

A Respiração pode ser dividida em três processos funcionais:
3.7.1.      Ventilação pulmonar: Entrada e saída de ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares. Compreende a inspiração e expiração.
3.7.1.      Respiração externa: Difusão de O2 e CO2 entre os alvéolos e o sangue. O sangue do capilar pulmonar ganha O2 e perde CO2
3.7.2.      Respiração interna: Troca de O2 e CO2 entre o sangue nos capilares sistêmicos e as células teciduais. O sangue perde O2 e ganha CO2. Dentro das células as reações que consomem O2 e liberam CO2, durante a produção de ATP, é denominada respiração celular.

3.8.      VENTILAÇÃO PULMONAR
É o processo pelo qual os gases são trocados entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares

3.8.1. Inspiração: Movimento de entrada de ar para os pulmões (inalação).
Durante a inspiração os pulmões se expandem devido ao movimento do diafragma que se contrai rebaixando e trazendo os pulmões na mesma direção. Os intercostais elevam as costelas aumentando o diâmetro da caixa torácica e assim permitindo a abertura pulmonar (expansão dos pulmões). Nesse momento o ar entra para os pulmões já que a pressão dentro deles é menor que na atmosfera. Durante os movimentos dos músculos respiratórios há o movimento das pleuras, o que permite que os pulmões acompanhem o movimento da caixa torácica.

3.8.2. Expiração: Movimento de saída de ar dos pulmões (exalação). Ocorre passivamente com relaxamento dos músculos inspiratórios. Resulta da retração elástica da parede do tórax e pulmões onde a pressão dentro dos pulmões aumenta mais que a pressão atmosférica causando assim a saída de ar dos pulmões. Nesse movimento os pulmões diminuem de tamanho.

3.9. REVESTIMENTO MUCOSO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS

As vias respiratórias são mantidas úmidas por uma camada de muco que reveste todas suas superfícies. Esse muco é secretado por células caliciformes e glândulas submucosas. O muco também aprisiona pequenas partículas do ar inspirado e impede que chegue aos alvéolos. Do nariz até os bronquíolos terminais existem cílios, eles batem continuamente com freqüência (10 a 20 vezes por segundo) levando o muco e as partículas capturadas para a faringe e dali ser eliminado.

4.REGULAÇÃO DA RESPIRAÇÃO

O ritmo básico da respiração é controlado por um conjunto de neurônios localizados no tronco encefálico
 (ponte e bulbo). Essa área é denominada centro respiratório, local de onde saem os impulsos para os músculos respiratórios. A respiração pode ser influenciada voluntariamente pelo individuo ou através do aumento de CO2 e diminuição de O2 no sangue circulante.



EXERCÍCIO
1)O que é basicamente a respiração?
2)Quais os órgãos do sistema respiratório?E suas funções?
3)Descreva o caminho do ar até os pulmões
4)Onde se localiza e p/ que serve a glote e a epiglote?
5)Como são divididos os brônquios?
6)Qual o principal órgão da respiração e como ele é formado?
7)Como é dada a divisão do sistema respiratório?Explique
8)Explique:
a)Inspiração
b)Expiração
9)O que é hematose?Explique como ela ocorre
10)Quais as etapas da respiração? Explique cada uma delas
11) Como ocorre a regulação da respiração?
                             
                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário