sábado, 24 de janeiro de 2015

Experimento com carboidratos

Introdução
Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos. 
Os de constituição mais simples são monossacarídeos, possuindo fórmula geral (CH2O)n, sendo o “n” o número de átomos de carbono. São, geralmente, de sabor adocicado e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose. A glicose, monossacarídeo extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, é uma hexose de fórmula C6H12O6. A frutose e a galactose são, também, hexoses. 
Dissacarídeos são moléculas solúveis em água, resultantes da união de dois monossacarídeos, por uma ligação denominada glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) são três exemplos bastante conhecidos. 
Polissacarídeos são formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.

Objetivo
Todos os experimentos tiveram como finalidade caracterizar e identificar os carboidratos. Este é um ensaio qualitativo, pois a intenção é descobrir a presença ou não de amido.

Matériais:
Tubo de ensaio (Volume minimo de 15ml)
04 estantes para tubos
Pipetas de 1ml e de 10 ml
Pêras
Conta-gotas
Bicos de Bunsen
Béquer de 100ml
Vidro de relógio

Reagentes:
Solução de amido
Acido sulfurico concentrado
Solução de lugol
Sacarose(açúcar)
Etanol 95%

Procedimentos:
A)   Reação de lugol: em um tubo de ensaio colocou-se 1 ml de solução de amido e depois acrescentou-se 2 gotas de lugol (iodo). A solução foi aquecida no Bico de Bunsen e continuamente agitada. O tubo foi retirado do aquecimento e posto para esfriar um pouco e depois foi resfriado em agua corrente. 
Resultado: depois de acrescentada duas gotas de lugol ao amido, a solução ficou azul escuro, indicando a presença do amido. Após um certo de aquecimento no bico de Bunsen a solução descorou (ficando bem clara, com um tom de cor transparente ou incolor). E ao resfriar com a agua a cor retornou.  por ser uma Moléculas de alto peso molecular, o amido  (composto por amilose e a amilopectina) sofre reações de complexação, com formação de compostos coloridos. O que ocorreu nesse procedimento foi a complexação da amilose e da amilopectina com o iodo, resultando em complexo azul e vermelho-violáceo. 
B)   Precipitação em etanol: em um tubo de ensaio foi misturado 5mL de etanol 95% a 1mL de solução de amido, que foi posto em um funil de separação onde sofreu o processo de decantação. O composto de dividiu em uma parte mais transparente e outra mais esbranquiçada, ao “abrir” o funil apenas a substancia mais branca que se encontrava embaixo desceu do funil, permanecendo nele apenas a substancia transparente. Em seguida com a Pipeta retirou-se a substancia transparente (que estava no funil) afim de descobrir qual substancia restou no funil. Nessa substancia acrescentou se lugol, que ao reagir com a substancia ficou com uma cor mais clara. 
Resultado: após a decantação o composto se dividiu em duas partes: uma mais transparente e outra mais esbranquiçada. Com a adição de lugol a essa substancia transparente, a reação desse composto criou uma cor mais clara, provando a ausência de carboidratos. Esta reação é consequente da falta de interação entre a amilopectina e o lugol (iodo), tornando a coloração menos intensa 
C)   Reação de desidratação: numa balança analítica foi pesado 1,05 gramas de sacarose comercial (açúcar comum) que foi posto em um béquer de 100 ml e adicionado 3 ml de acido sulfúrico. 
Resultado: o acido sulfúrico desidrata o açúcar, retirando a agua que nele contem deixando apenas carboidratos. Sabendo que o açúcar é composto por: oxigênio + hidrogênio + carboidrato, essa retirada da agua fez com que a substancia fosse escurecendo dando uma aparência de queimada/carvão. Após a retirada da água da molécula de açúcar (sacarose) sobra apenas o carvão (carbono).

Considerações finais

Em suma, o objetivo principal foi alcançado permitindo que fosse possivel a caracterização e identificação dos carboidratos. Levando ao entendimento sobre como ocorre a ação dos reagentes nos carboidratos, alem da identificação da presença ou ausencia de amido. Esses experimentos permitiram o aprendizado sobre tecnicas de caracterização dos carboidratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário