quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Período Embrionário (4ª A 8ª semana) e Período Fetal (9ª ao parto)

Período Embrionário
          No começo da quarta semana inicia-se a organogênese, ocorre o dobramento do disco embrionário trilaminar que é composto por ectoderma, mesoderma e endoderma. No 24º dia aparecem os arcos faríngeos, o embrião está começando se encurvar. Entre o 26º e 27º dia os brotos dos membros superiores tornam-se reconhecíveis; as fossetas óticas começam a aparecer e no fim da quarta semana o quarto par de arcos faríngeos e os brotos dos membros inferiores estão visíveis.
          Durante há quinta semana são visíveis traços faciais, incluindo a boca e a língua; os olhos têm retinas e lentes. O principal sistema muscular está desenvolvido, há o crescimento da cabeça causado pelo rápido desenvolvimento do encéfalo e das saliências faciais. A face está em contato com o coração. As células sanguíneas do embrião são agora produzidas pelo fígado em vez do saco vitelino. Os Brotos dos membros superiores estão em forma de remo e inferiores em forma de nadadeiras;
          Na sexta semana os membros superiores começam a apresentar uma diferenciação com o desenvolvimento dos cotovelos e das grandes placas das mãos com raios digitais. A boca começa a se formar e coração rudimentar pode ser visto batendo, a coluna já está visível. Ocorrem movimentos espontâneos do tronco e dos membros; olhos e pescoço são evidentes e o tronco a se endireitar.
          Começam a surgir na sétima semana chanfraduras entre os raios digitais das placas das mãos separando os futuros dedos; a comunicação entre o intestino primitivo e saco vitelino está reduzida a um ducto estreito, o pedículo vitelino.

          No inicio da ultima semana os dedos das mãos estão separados, mas unidos por membranas. Chanfraduras são visíveis entre os raios digitais dos pés; a cauda ainda está presente; o coro cabeludo já apareceu. No fim desta semana todos os membros são evidentes; ocorre apoptose nas membranas dos dedos e dos pés; acontecem os primeiros movimentos voluntários dos membros; começa a ossificação; a cabeça ainda é desproporcionalmente grande; a região do pescoço já está definida e as pálpebras são mais evidentes; as orelhas externas começam a assumir sua forma final e começa existir diferenças entre os sexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário